domingo, 19 de outubro de 2014

1ª Etapa da ATPS

EDUCAR E ENSINAR – RELEMBRANDO EXPERIÊNCIA ESCOLAR, IDENTIFICAR PROFESSORES, ALUNOS E DIRETORES QUE EXEMPLIFIQUEM EXPRESSÕES DO “CURRÍCULO OCULTO”.

Em algum momento da história as palavras, educar e ensinar serviu de reflexão para muitos filósofos e pensadores da educação. Muitos acreditam, que essas duas tarefas é dever dos professores, porém, de acordo com dicionário da Língua Portuguesa, ensinar significa: lecionar, instruir sobre; e educar, mostra um significado diferente: formar inteligência, doutrinar. O Educar e o Ensinar devem caminhar paralelamente, enquanto a família educa a escola ensina, assim pode-se obter um melhor resultado em relação à educação do aluno.
O ideal seria os pais tomarem frente sobre o educar de seus filhos e não deixarem sobre a responsabilidade dos professores, pois o papel do mesmo é fazer a mediação entre o objeto de aprendizagem e do conhecimento de seus alunos. Embora os professores também possam impor limites e mostrar o que é correto.
O ato de educar é dever e responsabilidade da família e em contra partida o ensinar é dever do professor e da comunidade educativa, porém a família está deixando sua responsabilidade para a escola e tudo o que acontece como o educando está sendo cobrado somente da escola.
educarvivereaprender.blogspot.com
Como se pode observar na charge ao lado, há alguns anos atrás o aluno era cobrado e questionado em relação as suas notas baixas. Nos dias atuais os professores são cobrados pelas notas baixas de seus alunos, isso mostra claramente que os pais de alguma forma deixaram de participar da educação de seus filhos, deixando a responsabilidade para a professora e sentindo-se no direito de cobrá-la pelo mau desempenho de seu filho.
Uma boa educação molda o caráter do indivíduo, desenvolvendo as habilidades que estão adormecidas e que vão trazer resultados para sua vida adulta, podendo atingir vários objetivos, optando por um aprender que as traga bons frutos na vida pessoal e social, pois “A Educação não é simples transmissão de herança dos antepassados para as novas gerações, mas o processo pelo qual também se torna possível a gestação do novo e a ruptura com o velho.” (ARANHA 2006 p.31), Ou seja, conduzi-lo a fazer outras escolhas pensando no que virá dali em diante.
Com a tecnologia avançada, crianças, jovens, e adultos vivem com mais intensidade, em busca de informações e conhecimentos, usando uma nova linguagem e uma maneira diferente de aprender. Estas mudanças fizeram com que as redes de ensinos, tanto públicas como privadas se readaptassem, trazendo aulas dinâmicas e participativas, adotando uma didática bem elaborada. O Professor deve sempre buscar mais conhecimento, para elaborar um plano pedagógico que faça com que o ensinar seja mais prazeroso e tecnológico.
 A Escola tendo esta visão faz com que os alunos tenham mais interesse pelas aulas e sede de aprender, este plano não podem ser elaborados somente pelo professor, mas também pela comunidade educativa em geral e a presença da mesma é primordial nos planejamentos, podendo colaborar com informações a escola, assim traçar metas e caminhos a seguir em determinados pontos do perfil dos alunos.
Todas estas informações poder ser úteis para a escola, onde se sabem que tipo de publico vai atingir e que conteúdos serão utilizados, aulas participativas, para que os alunos possam interagir e se comunicar, trabalhando assim a expressão e argumentação do aluno em relação ao conteúdo.
Em algumas escolas um novo conceito educacional vem surgindo como complemento do sistema tradicional de ensino, é o chamado "currículo oculto” escolar. Sua participação na formação dos docentes é indispensável, ajudando- os a desenvolver estratégias para problematizar a convivência e as inclusões entre as pessoas.
Segundo Mariza Cavinato, diretora do Via Sapiens:

“O currículo oculto escolar é na verdade o conhecimento que não está nos livros didáticos e é aprendido por meio de experiências e demonstrações práticas, sempre com base em temas atuais e corriqueiros do dia a dia. Investir na formação dos jovens a partir de conteúdos que são ensinados de forma não explícita é também uma maneira contemporânea e inteligente da escola promover o aprendizado”.
A experiência que o grupo teve com professores que utilizavam o método do “currículo oculto”, foi muito significativa. Em sala de aula os professores problematizavam sobre o convívio entre os colegas de classe, sobre o preconceito, gêneros, utilização de espaços coletivos e desrespeito aos colegas, professores, diretores e coordenadores.
mesadeestudo.blogspot.com
Para problematizar os temas citados anteriormente os professores utilizavam dinâmicas de grupos, atividades lúdicas, teatros a partir de filmes e debates em sala de aula. A utilização do “currículo oculto” somente será eficaz quando cooperar para uma melhor qualidade do ensino e da aprendizagem.
Conclui-se há uma diferença grande entre educar e ensinar, a família exerce o papel de educadora e a escola cumpre seu dever de ensinar. A charge abaixo esclarece o papel de cada responsável pela criança.
Quando a criança chega à escola, ela precisa ter sido educada em casa, conhecer seus limites, assim conseguirá adaptar a educação recebida em casa para conviver com a sociedade, sabendo respeitar normas e regras.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- educarvivereaprender.blogspot.com.  Acesso em 31/08/2014. Às 17h32min.
- mesadeestudo.blogspot. Acesso em 31/08/2014. Às 17h56min.
- ARANHA, Maria Lucia de Arruda, Filosofia da educação, 3. Ed.rev. e ampl. – São Paulo. Moderna 2006