EDUCAR
E ENSINAR – RELEMBRANDO EXPERIÊNCIA ESCOLAR, IDENTIFICAR PROFESSORES, ALUNOS E
DIRETORES QUE EXEMPLIFIQUEM EXPRESSÕES DO “CURRÍCULO OCULTO”.
Em algum momento da
história as palavras, educar e ensinar serviu de reflexão para muitos filósofos
e pensadores da educação. Muitos acreditam, que essas duas tarefas é dever dos
professores, porém, de acordo com dicionário da Língua Portuguesa, ensinar
significa: lecionar, instruir sobre; e educar, mostra um significado diferente:
formar inteligência, doutrinar. O Educar e o Ensinar devem caminhar
paralelamente, enquanto a família educa a escola ensina, assim pode-se obter um
melhor resultado em relação à educação do aluno.
O ideal seria os pais
tomarem frente sobre o educar de seus filhos e
não deixarem sobre a responsabilidade dos professores, pois o papel do mesmo é
fazer a mediação entre o objeto de aprendizagem e do conhecimento de seus
alunos. Embora os professores também possam impor limites e mostrar o que é
correto.
O ato de educar é dever
e responsabilidade da família e em contra partida o ensinar é dever do professor
e da comunidade educativa, porém a família está deixando sua responsabilidade
para a escola e tudo o que acontece como o educando está sendo cobrado somente
da escola.
Como
se pode observar na charge ao lado, há alguns anos atrás o aluno era cobrado e
questionado em relação as suas notas baixas. Nos dias atuais os professores são
cobrados pelas notas baixas de seus alunos, isso mostra claramente que os pais
de alguma forma deixaram de participar da educação de seus filhos, deixando a
responsabilidade para a professora e sentindo-se no direito de cobrá-la pelo
mau desempenho de seu filho.
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Uma boa educação molda
o caráter do indivíduo, desenvolvendo as habilidades que estão adormecidas e
que vão trazer resultados para sua vida adulta, podendo atingir vários
objetivos, optando por um aprender que as traga bons frutos na vida pessoal e
social, pois “A Educação não é simples transmissão de herança dos antepassados
para as novas gerações, mas o processo pelo qual também se torna possível a
gestação do novo e a ruptura com o velho.” (ARANHA 2006 p.31), Ou seja, conduzi-lo
a fazer outras escolhas pensando no que virá dali em diante.
Com a tecnologia avançada,
crianças, jovens, e adultos vivem com mais intensidade, em busca de informações
e conhecimentos, usando uma nova linguagem e uma maneira diferente de aprender.
Estas mudanças fizeram com que as redes de ensinos, tanto públicas como
privadas se readaptassem, trazendo aulas dinâmicas e participativas, adotando
uma didática bem elaborada. O Professor deve sempre buscar mais conhecimento,
para elaborar um plano pedagógico que faça com que o ensinar seja mais prazeroso
e tecnológico.
A Escola tendo esta visão faz com que os
alunos tenham mais interesse pelas aulas e sede de aprender, este plano não
podem ser elaborados somente pelo professor, mas também pela comunidade
educativa em geral e a presença da mesma é primordial nos planejamentos,
podendo colaborar com informações a escola, assim traçar metas e caminhos a
seguir em determinados pontos do perfil dos alunos.
Todas estas informações
poder ser úteis para a escola, onde se sabem que tipo de publico vai atingir e
que conteúdos serão utilizados, aulas participativas, para que os alunos possam
interagir e se comunicar, trabalhando assim a expressão e argumentação do aluno
em relação ao conteúdo.
Em algumas escolas um
novo conceito educacional vem surgindo como complemento do sistema tradicional
de ensino, é o chamado "currículo oculto” escolar. Sua participação na
formação dos docentes é indispensável, ajudando- os a desenvolver estratégias
para problematizar a convivência e as inclusões entre as pessoas.
Segundo Mariza
Cavinato, diretora do Via Sapiens:
“O
currículo oculto escolar é na verdade o conhecimento que não está nos livros
didáticos e é aprendido por meio de experiências e demonstrações práticas,
sempre com base em temas atuais e corriqueiros do dia a dia. Investir na
formação dos jovens a partir de conteúdos que são ensinados de forma não
explícita é também uma maneira contemporânea e inteligente da escola promover o
aprendizado”.
A experiência que o
grupo teve com professores que utilizavam o método do “currículo oculto”, foi
muito significativa. Em sala de aula os professores problematizavam sobre o
convívio entre os colegas de classe, sobre o preconceito, gêneros, utilização
de espaços coletivos e desrespeito aos colegas, professores, diretores e
coordenadores.
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Conclui-se há uma
diferença grande entre educar e ensinar, a família exerce o papel de educadora
e a escola cumpre seu dever de ensinar. A charge abaixo esclarece o papel de
cada responsável pela criança.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
-
educarvivereaprender.blogspot.com.
Acesso em 31/08/2014. Às 17h32min.
-
mesadeestudo.blogspot. Acesso em 31/08/2014. Às 17h56min.
- ARANHA, Maria Lucia
de Arruda, Filosofia da educação, 3. Ed.rev. e ampl. – São Paulo. Moderna 2006
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