sexta-feira, 14 de novembro de 2014

2ª Etapa da ATPS

ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA. EPISTEMOLOGIA. AXIOLOGIA.

ANTROPOLOGIA


1.      Definição: vem do grego anthropos, homem, a teoria e a ciência, estuda sobre o ser humano, a antropologia científica estuda os animais, evolução humana desde os primórdios, aprimorando as diferenças nas culturas de suas linguagens. Antropologia filosófica estuda o ser humano, buscando conceitos sobre suas ações e habilidades, tentando entende-lo.

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2.  Concepção essencialista: Ela é herdada dos gregos e ainda podem ser vista algumas teorias, o ser humano é diferente uns dos outros e através do estudo ele pode atingir sua essência particular.
Para os sofistas os jovens tinham que defender suas ideias com argumento e convencer a todos na assembleia democrática, por isso ensinavam a retórica, a arte de bem falar.
Para Sócrates os jovens tinham a capacidade de pensar melhor; trazendo ironia, isto é maiêutica, que dá novas ideias que cada pessoa carrega consigo.
Para Platão a educação pode ajudar os seres humanos a superar seus medos trazendo à tona sua verdadeira essência, quando poderiam atingir sua essência para o processo de reminiscência, pois o indivíduo se lembraria de quando sua alma era presa pelas dificuldades que ele encontra em alcançar suas ideias.
Para Aristóteles a educação poderá “levar os homens ao mais alto ideal de vida”. Para ele o nosso desenvolvimento natural está na razão e na inteligência.
Para Tomás de Aquino a educação é um instrumento para a realização das potencialidades humanas.
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3.  Concepção naturalista: Os naturalistas acreditam que o ser humano era de substâncias pensantes e natureza espiritual, pensamento, substância extensa e natureza material e que todo este conjunto formava o corpo humano.
Wundt, após estudar muito sobre as percepções sensoriais, criou o behaviorismo, ou seja, a psicologia comportamental, implantando técnicas pedagógicas para adquirir conhecimento. Os métodos de Skinner ajudaram o aluno a desenvolver melhor o pensamento.

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4.    Concepção histórico-social: Hegel dentro do idealismo alemão elaborou a visão romântica, filosofia do devir, ou seja, o ser humano passa a ser no tempo. Não pensa na verdade como um fato, mas a realidade dada obtendo o resultado desenvolvido do Espírito e da Razão. Marx confronta Hegel, a história relata que a dialética transformou o idealismo em materialismo. Ele não define o ser humano de modo abstrato e sim como um ser concreto. Hussserl, Max Scheler, Heidegger, Satre e Merleau – Ponty modificaram as noções clássicas do conhecimento, separando o ser humano e o mundo.
Merleau – Ponty acreditava que o indivíduo é um sujeito encarnado, são situações que ao longo de sua história são construídas.
Para Satre o ser humano é um ser para si, tem capacidade de se construir em sua existência. Na pedagogia, a antropologia analisa a criança e o andamento do seu desenvolvimento, pela interação com outras crianças, ou seja, na interação com a sociedade.
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EPISTEMOLOGIA


1.    Definição: Ciência do conhecimento ou teoria do conhecimento estuda o conhecimento científico, partindo da criticidade, ou seja, das hipóteses, dos métodos, das conclusões alcançadas. É também chamada de filosofia da ciência ou teoria do conhecimento científico. Conceitua-se empirismo, como a corrente de pensamento que sustenta que a experiência sensorial é a origem única ou fundamental do conhecimento.
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2.    Inatismo e empirismo: Descartes em busca de uma verdade que não pudesse ser duvidada, chega a uma verdade indiscutível, que o ser que duvida, pensa: “penso, logo existo” (cogito, ergo sum). Assim com Descartes nasce o inatismo, ou seja, ideias que não derivam de experiências, que já nascem com o sujeito, pois o conhecimento é uma maneira de entrarmos em contato com a realidade. As ideias inatas existem no espírito humano, são anteriores ao nascimento e coordenam, assim, o modo como o homem conhece.
De acordo com Locke, a mente é como uma cera passiva, desprovida de conteúdo, em que os dados da sensibilidade vão imprimindo ali as ideias que podemos conhecer. Aqui, ideia não tem o mesmo significado que em Descartes (ou se tem, trata-se apenas das adventícias, não das inatas) Para o filósofo empirista, o saber humano é determinado pelas impressões vindas da sensação, não de um fundamento inteligível inato. Corpo e mente são uma coisa só, não são distintos como em Descartes. O empirismo vem pela experiência sensível que cada indivíduo adquire no decorrer da vida.
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3.      Sensação e reflexão: ela designa de ideias simples de reflexão interna como (dor, prazer) e resulta da experiência externa de ideias simples de sensação como(extensão, figura e movimento).
Para Locke a única coisa que pode ser inata no homem é a capacidade de depreender (abstrair) ideias dos fatos singulares (como em Aristóteles) e não que as próprias ideias sejam inatas (como em Descartes).
Em seu Ensaio sobre o entendimento humano, Locke faz uma espécie de mapeamento de como em nossa mente se produzem as ideias. As ideias derivam das sensações. Não existe pensamento puro sobre conceitos meramente inteligíveis, mas pensar é sempre pensar em algo recebido pelas sensações impresso em nossa mente.
 A experiência nada mais é do que a observação tanto dos objetos externos como das operações internas da mente. Pensamento não é formal, mas sim uma síntese entre forma e conteúdo derivados da experiência e limitados a esta.
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AXIOLOGIA

1. Teoria dos valores: é a área da Filosofia que estuda os valores humanos, analisa o homem, as transformações, as mudanças que ele faz conforme sua necessidade, muitas vezes essas mudanças são inconsciente outras são intencionais, para que ocorra uma melhora de si mesmo. A realidade é o objeto do conhecimento, o valor é o objeto do sentimento, assim, valores são significações dadas pelo homem no uso de sua razão, a tudo aquilo que está relacionado entre objetos, coisas e sujeitos, ou seja, é uma relação entre sujeitos que valoram e as coisas valoradas. O valor acaba por nos orientar nas escolhas.
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  1. Educação moral:
  • Assumirmos regras e condutas que nos possibilitam amadurecimento pessoal.
·        Momento em que o adolescente passa da heteronomia (comportamento infantil) para autonomia (comportamento adulto).
·        Desenvolver responsabilidades.
·        Vai passar a atuar no campo pessoal e social.
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  1. Educação Política: a cidadania: Ninguém pode manter-se neutro, pois assim indica que o indivíduo aceita todo o tipo de manipulação.
Teorias Históricas:
  1. Constitucionalização (declaração dos direitos).
  2. Extensão dos direitos (civis, políticos e sociais).
  3. Declaração universal dos direitos dos homens (1948).
    
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  1. Educação estética: a sensibilidade:
  • Compreensão pelos sentimentos.
  • Emoção – Estado psicológico que envolve profunda agitação afetiva.
  • Sentimento – reconhecimento de certas estruturas do mundo, por relação cognitiva.
·        Na educação tem o papel de acatar o imprevisível, contrapor o prazer e a rigidez, assim equilibrar a inteligência e o sentimento.
·        Formar a personalidade integral enriquecida por valores estéticos.
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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
https//psicologado.com/atuação/psicologia. Acesso em 30\10\2014. Às 17h30min
https//revistaescola.abril.com.br/linguaportuguesa. Acesso em 30\10\2014. Às 17h47min
http://viverafilosofar.blogspot.com.br/2013/10/serie-filosofos-filosofos-modernos.html. Acesso em: 29/10/2014. Às 15h30min
http://prezi.com/sdztiiit-g8x/merleau-ponty/. Acesso em: 31/ 10/2014. Às 20h05min
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhBCEFXVIK5zeKggK13LBoEj5M_IjgHuKUrJM40qERQQEssi2ctZFQNk4DfbWj1fOdcvZceVHaFiqw83q18bSJktg-23l-wFPSVY7nDZG0WRUlRGWeXCO6GAoitqr56KE0CaGOLR-QFcrA/s1600/antropo.jpg. Acesso em 30/09/14. Às 12h59min
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjKfdCjSBlUaHXp96ebBIYuhLFD2ZOooSCR5g1iANYgT17KoIIuCF80AI9T6_WtWu7fYG2Mhmf4-KlCr3tG6HWuVszisu9nEbm1cLbzkgrT8i7pAxsntgwsHXidSrsb4LJLbkfMUkL2qhZv/s1600/valores+1.jpg. Acesso em 30/09/14. Às 12h53min
http://www.fisica-interessante.com/image-files/thinker-beer.png. Acesso em 30/09/14. Às 13h05min

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