ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA. EPISTEMOLOGIA. AXIOLOGIA.
ANTROPOLOGIA
|
1.
Definição:
vem do grego anthropos, homem, a teoria e a ciência, estuda sobre o ser
humano, a antropologia científica estuda os animais, evolução humana desde os
primórdios, aprimorando as diferenças nas culturas de suas linguagens.
Antropologia filosófica estuda o ser humano, buscando conceitos sobre suas
ações e habilidades, tentando entende-lo.
(http://2.bp.blogspot.com/-UEHdc6mTUFE/T-I9TDaC7iI/AAAAAAAACEU/ODgvAolmXk/s1600/antropo.jpg)
|
2.
Concepção
essencialista:
Ela é herdada dos gregos e ainda podem ser vista algumas teorias, o ser
humano é diferente uns dos outros e através do estudo ele pode atingir sua
essência particular.
Para os sofistas os jovens tinham que
defender suas ideias com argumento e convencer a todos na assembleia
democrática, por isso ensinavam a retórica, a arte de bem falar.
Para Sócrates os jovens tinham a
capacidade de pensar melhor; trazendo ironia, isto é maiêutica, que dá novas
ideias que cada pessoa carrega consigo.
Para Platão a educação pode ajudar os
seres humanos a superar seus medos trazendo à tona sua verdadeira essência,
quando poderiam atingir sua essência para o processo de reminiscência, pois o
indivíduo se lembraria de quando sua alma era presa pelas dificuldades que
ele encontra em alcançar suas ideias.
Para Aristóteles a educação poderá
“levar os homens ao mais alto ideal de vida”. Para ele o nosso
desenvolvimento natural está na razão e na inteligência.
Para Tomás de Aquino a educação é um
instrumento para a realização das potencialidades humanas.
(https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhdja24igX70UF1tGICD8zm_YsdnNjunIoeW-GIE7S7e0Pku1Lo42vtKxR6fBkrxU6mefIitTnHACTbkSVO2FQ5XCnaLStYiZQOhK2S_-Gtkq-EKrT6YszR6X_AEomDlmCvusJhZqUPYH0/s960/Blog2.png)
|
3.
Concepção
naturalista:
Os
naturalistas acreditam que o ser humano era de substâncias pensantes e
natureza espiritual, pensamento, substância extensa e natureza material e que
todo este conjunto formava o corpo humano.
Wundt, após estudar muito sobre as
percepções sensoriais, criou o behaviorismo, ou seja, a psicologia
comportamental, implantando técnicas pedagógicas para adquirir conhecimento.
Os métodos de Skinner ajudaram o aluno a desenvolver melhor o pensamento.
(https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj9BEmAEigt2_54LAEgYVxprtqeFr01O9dy1-JJTFWoHXAN4VybHexj7w0vJVzlgZE1qu194xQK-58YH6ChhvANY7oSbOO9O7BhvkoriFldWUlNTB8KA4tT53XSr9REakTVIFxj75amrNY/s1600/caracteristicas.jpg)
|
4.
Concepção
histórico-social: Hegel dentro do idealismo alemão elaborou
a visão romântica, filosofia do devir, ou seja, o ser humano passa a ser no
tempo. Não pensa na verdade como um fato, mas a realidade dada obtendo o
resultado desenvolvido do Espírito e da Razão. Marx confronta Hegel, a
história relata que a dialética transformou o idealismo em materialismo. Ele
não define o ser humano de modo abstrato e sim como um ser concreto.
Hussserl, Max Scheler, Heidegger, Satre e Merleau – Ponty modificaram as
noções clássicas do conhecimento, separando o ser humano e o mundo.
Merleau – Ponty acreditava que o
indivíduo é um sujeito encarnado, são situações que ao longo de sua história
são construídas.
Para Satre o ser humano é um ser para
si, tem capacidade de se construir em sua existência. Na pedagogia, a
antropologia analisa a criança e o andamento do seu desenvolvimento, pela
interação com outras crianças, ou seja, na interação com a sociedade.
(http://2.bp.blogspot.com/-vz9HwNt5YvA/Uizz1EgvjKI/AAAAAAAAAd0/LARmjZzvooY/s1600/psico_social.jpg)
|
EPISTEMOLOGIA
|
1.
Definição: Ciência do
conhecimento ou teoria do conhecimento estuda o conhecimento científico,
partindo da criticidade, ou seja, das hipóteses, dos métodos, das conclusões
alcançadas. É também chamada de filosofia da ciência ou teoria do
conhecimento científico. Conceitua-se empirismo, como a corrente de
pensamento que sustenta que a experiência sensorial é a origem única ou
fundamental do conhecimento.
(http://www.fisica-interessante.com/image-files/thinker-beer.png)
|
2.
Inatismo
e empirismo:
Descartes
em busca de uma verdade que não pudesse ser duvidada, chega a uma verdade
indiscutível, que o ser que duvida, pensa: “penso, logo existo” (cogito, ergo
sum). Assim com Descartes nasce o inatismo, ou seja, ideias que não derivam
de experiências, que já nascem com o sujeito, pois o conhecimento é uma
maneira de entrarmos em contato com a realidade. As ideias inatas existem no
espírito humano, são anteriores ao nascimento e coordenam, assim, o modo como
o homem conhece.
De acordo com Locke, a mente é como uma
cera passiva, desprovida de conteúdo, em que os dados da sensibilidade vão
imprimindo ali as ideias que podemos conhecer. Aqui, ideia não tem o mesmo
significado que em Descartes (ou se tem, trata-se apenas das adventícias, não
das inatas) Para o filósofo empirista, o saber humano é determinado pelas
impressões vindas da sensação, não de um fundamento inteligível inato. Corpo
e mente são uma coisa só, não são distintos como em Descartes. O empirismo
vem pela experiência sensível que cada indivíduo adquire no decorrer da vida.
(http://www.fcnoticias.com.br/wp-content/uploads/%C3%93rg%C3%A3o.jpg)
|
3.
Sensação
e reflexão:
ela
designa de ideias simples de reflexão interna como (dor, prazer) e resulta da
experiência externa de ideias simples de sensação como(extensão, figura e
movimento).
Para Locke a única coisa que pode ser
inata no homem é a capacidade de depreender (abstrair) ideias dos fatos
singulares (como em Aristóteles) e não que as próprias ideias sejam inatas
(como em Descartes).
Em seu Ensaio sobre o entendimento
humano, Locke faz uma espécie de mapeamento de como em nossa mente se
produzem as ideias. As ideias derivam das sensações. Não existe pensamento
puro sobre conceitos meramente inteligíveis, mas pensar é sempre pensar em
algo recebido pelas sensações impresso em nossa mente.
A
experiência nada mais é do que a observação tanto dos objetos externos como
das operações internas da mente. Pensamento não é formal, mas sim uma síntese
entre forma e conteúdo derivados da experiência e limitados a esta.
(https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj651KZ8Qr2p7gs469V1CMI2AsYn8eX3ZaV7eCo4xde8RbUOnAUMtbIjdLCerlo8ZRZ6rxXd24mlZcd9HJGLlhbQaDlQJO68O5xq4gT3sDmdgJMQJt2-JOKYb_nW6h3fs-1sNWqD16DJ0SA/s1600/esp%25C3%25ADrito+2011+Janara+Morenna+%25284%2529.JPG)
|
AXIOLOGIA
|
1. Teoria dos valores: é a área da Filosofia que
estuda os valores humanos, analisa o homem, as transformações, as mudanças
que ele faz conforme sua necessidade, muitas vezes essas mudanças são
inconsciente outras são intencionais, para que ocorra uma melhora de si
mesmo. A realidade é o objeto do conhecimento, o valor é o objeto do
sentimento, assim, valores são significações dadas pelo homem no uso de sua
razão, a tudo aquilo que está relacionado entre objetos, coisas e sujeitos,
ou seja, é uma relação entre sujeitos que valoram e as coisas valoradas. O
valor acaba por nos orientar nas escolhas.
(https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjKfdCjSBlUaHXp96ebBIYuhLFD2ZOooSCR5g1iANYgT17KoIIuCF80AI9T6_WtWu7fYG2Mhmf4-KlCr3tG6HWuVszisu9nEbm1cLbzkgrT8i7pAxsntgwsHXidSrsb4LJLbkfMUkL2qhZv/s1600/valores+1.jpg)
|
·
Momento em que o adolescente passa
da heteronomia (comportamento infantil) para autonomia (comportamento
adulto).
·
Desenvolver responsabilidades.
·
Vai passar a atuar no campo pessoal
e social.
|
Teorias Históricas:
(https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgkbMqb_cSO3XUUw1ASRxnGKMhFN6xYaZhm9ctANV6xW6fEYPkS7IQHEARrSN2iCCcMfbL7fSJSM7A9hBYgUZDZ4vNnarWXNR6EtXFs-Qhjso5VmMHlwVWQrK7QiEIsNnhv8dpzIKEY5-4/s1600/cidadania.jpg)
|
·
Na educação tem o papel de acatar o
imprevisível, contrapor o prazer e a rigidez, assim equilibrar a inteligência
e o sentimento.
·
Formar a personalidade integral
enriquecida por valores estéticos.
(https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhAtId9mHep0HtsSthhTJ3CzVJ-kJqOm2yZSc0g66gAXNsNNNBID_U9WR5sReuMNDtde98g-y9t_RbTAYlXajokygYQwW03xWx977yFPo82r1KPTY7xL99L456hOp2Lq9YHz0anUcysr50d/s1600/DSCN3755.JPG)
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
https//psicologado.com/atuação/psicologia.
Acesso em 30\10\2014. Às 17h30min
https//revistaescola.abril.com.br/linguaportuguesa.
Acesso em 30\10\2014. Às 17h47min
http://viverafilosofar.blogspot.com.br/2013/10/serie-filosofos-filosofos-modernos.html.
Acesso em: 29/10/2014. Às 15h30min
http://prezi.com/sdztiiit-g8x/merleau-ponty/.
Acesso em: 31/ 10/2014. Às 20h05min
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhBCEFXVIK5zeKggK13LBoEj5M_IjgHuKUrJM40qERQQEssi2ctZFQNk4DfbWj1fOdcvZceVHaFiqw83q18bSJktg-23l-wFPSVY7nDZG0WRUlRGWeXCO6GAoitqr56KE0CaGOLR-QFcrA/s1600/antropo.jpg.
Acesso em 30/09/14. Às 12h59min
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjKfdCjSBlUaHXp96ebBIYuhLFD2ZOooSCR5g1iANYgT17KoIIuCF80AI9T6_WtWu7fYG2Mhmf4-KlCr3tG6HWuVszisu9nEbm1cLbzkgrT8i7pAxsntgwsHXidSrsb4LJLbkfMUkL2qhZv/s1600/valores+1.jpg.
Acesso em 30/09/14. Às 12h53min
http://www.fisica-interessante.com/image-files/thinker-beer.png.
Acesso em 30/09/14. Às 13h05min
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário